terça-feira, 19 de agosto de 2014

REPRESSÃO POLICIAL (Instrumento do Capital) - Dr. Mao e os Espiões Secretos.



«O primeiro álbum d’O Satânico Dr. Mao e Os Espiões Secretos, a nova banda do Mao (ex-voz do Garotos Podres), está quase pronto para ser lançado. E o som pinçado do repertório de dez músicas para ganhar o primeiro videoclipe oficial, que o Noisey estreia nesta segunda (18) com exclusividade, é uma faixa já conhecida de quem não moscou nas novidades musicais dos últimos tempos. Trata-se de “Repressão Policial (Instrumento do Capital)”, a qual ganhou uma versão em junho do ano passado, na coletânea Frequência Alternativa, organizada pelo Nenê Altro e que nós noticiamos aqui. “Escolhemos essa música porque achamos que ela faz frente a uma onda conservadora coxinha que hoje começa a defender a ditadura militar, a repressão policial e muitos outros valores fascistas. Queremos, com essa música, chamar as pessoas à reflexão, sensibilizá-las e convidá-las a se indignar diante das injustiças e da violência policial empregada contra os trabalhadores e estudantes”, disse o vocalista.

O vídeo elenca cenas de um ensaio da banda entrecortadas por imagens de arquivo que ilustram a temática da letra. As filmagens rolaram em um único dia, numa sala de estúdio comum. Quem assina a direção/edição é o Zé Márcio, cineasta e baterista da banda Filhos do Zé, que empregou o equipamento de sua produtora no projeto. A pegada desse álbum não difere muito do punk rock do Garotos Podres. Algumas músicas são mais politicamente engajadas, outras, mais zoeiras, como já era de se esperar. Segundo o Mao, o trabalho tem nome e tudo, mas ele não quis revelar por enquanto. Disse que é surpresa.

Sobre o processo todo de gravação e composição, ele comemora o fato de que as coisas agora têm sido muito mais produtivas do que suas experiências musicais anteriores. “Estou tocando pela primeira vez com músicos tecnicamente muito bons, isso facilita as coisas. Quando se tem alguma ideia, a coisa fica pronta de primeira. Às vezes, em um único ensaio, conseguimos fazer aquilo que antigamente despendia meses. E o mais importante, ninguém fica me censurando, acusando-me de fazer letras ‘muito comunistas’, fazendo corpo mole, saindo do ensaio para beber cerveja como forma de sabotar as ‘letras esquerdistas’ que faço…”, provocou.

Abaixo, reproduzo a nota e a letra que os caras enviaram pra cá junto com o vídeo:


Durantes as jornadas de junho de 2013 milhares de brasileiros levantaram-se em protesto contra a fúria repressiva que se abateu sobre as manifestações dos jovens do Movimento Passe Livre. Naquela ocasião gravamos dois singles como forma de homenageá-los e apoiá-los. As músicas gravadas foram: “Repressão Policial (Instrumento do Capital)” e “Um Grito em Meio à Multidão”. Agora apresentamos a nossa versão definitiva desta música, parcialmente inspirada em “Alerta Geral”, da banda portuguesa Peste & Sida.

“Repressão Policial (Instrumento do Capital)”

Letra: Mao; Música: Cacá Saffiotti/Mao

Repressão Policial Instrumento do Capital!

Repressão Policial Terrorismo Oficial!

Cão, cavalo, cassetete,

Bomba de efeito imoral,

Gás, escudo, capacete,

Instrumentos do capital,

Instrumento de opressão,

Que mantém o sistema,

Que castiga o mais generoso

Com a perseguição

O trabalhador com a fome

E a miséria de seus filhos»

In: https://www.facebook.com/SatanicoDrMao?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário