quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Desporto na Festa do Avante!

«Olimpíadas» da fraternidade e da alegria
Na Festa do Avante! o Desporto é para todos e para todos os gostos. Nos dia 5, 6 e 7 de Setembro, milhares de atletas, de todas as idades, vão participar nas «olimpíadas» da fraternidade e da alegria, partilhando o que de melhor se faz em Portugal e no mundo. Ao todo, neste espaço onde se semeia a solidariedade, serão apresentadas cerca de 35 modalidades, que vão desde os Matraquilhos aos Desportos Radicais.
Este ano o destaque vai para os desportos adaptados, dirigidos a pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente os jogos de boccia, a dança adaptada e o golbol. A novidade é mesmo a integração da Caminhada na Corrida da Festa, uma verdadeira festa do atletismo popular.

No meio da azáfama de mais um dia para erguer a maior iniciativa político-cultural do País, fomos falar com os responsáveis do Desporto na Festa, mas também com aqueles que, em múltiplas iniciativas desportivas, a promovem.
«Construímos uma grande equipa», valorizou ao Avante!
Brásio Romeiro, da Comissão Nacional de Desporto na Festa, informando que nela se integram perto de 300 camaradas e amigos. «Todos, nesta equipa, são importantes, e quanto melhor for o seu desempenho, melhor será a Festa. Mais importante do que termos mais participantes/atletas é fazer com que as pessoas se sintam bem e, ao mesmo tempo, que vejam níveis de organização superior», acrescentou.
Este é um trabalho que se inicia muitos meses antes de Setembro. O Torneio de Futsal Avante Jovem, destinado a jovens dos 9 aos 10 anos, é disso exemplo. Este ano teve a participação de 64 equipas da Área Metropolitana de Lisboa. «Inscreveram-se cerca de mil atletas e foram realizados, no Polidesportivo, 62 jogos, arbitrados por 15 árbitros, que aqui estiveram gratuitamente», revelou 
João Círiaco, do Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, que também organiza o Torneio Indoor 4x4, que durante cinco meses «mobiliza cerca de três mil crianças e tem a participação de 116 equipas, nos escalões de petizes, traquinas e benjamins».
Também os Torneios de Chinquilho e de Malha Pequena, que começaram no dia 21 de Junho e terminam na Quinta da Atalaia, têm como objectivo divulgar a Festa do Avante!.
João Ganhão, da União Desportiva Cultural Banheirense, na Moita, explicou que este é um «ritual» que se repete há já muitos anos, sendo a «malha um desporto caseiro de muito convívio». No entanto, ironizou, «qualquer indivíduo gosta de ganhar, nem que seja a feijões».
Já o Clube Recreativo da Cruz de Pau é responsável pelo Torneio de Malha Tradicional, iniciado no dia 6 de Julho.
Joaquim Negrita e António Belchior destacaram o «convívio saudável» que se viveu ao longo dos jogos já realizados. Para além do convite à participação na final, no dia 6 de Setembro, deixaram um apelo: «Ninguém deve perder a oportunidade de vir à Festa do Avante!».
Festa para todos
A promoção da Festa faz-se ainda através do Futsal. «Nos masculinos tivemos 96 atletas, 16 técnicos e oito dirigentes. Nos femininos 48 atletas, oito técnicos e quatro dirigentes», descreveu Paulo Júnior, da Comissão Nacional de Desporto, sublinhando que «os jogos foram “apitados” gratuitamente, pelos árbitros da Academia de Futsal da Margem Sul». As suas palavras, de agradecimento, dirigiram-se ainda às colectividades que participam nestes torneios. «Esta não é uma Festa para os comunistas, mas para todas as pessoas que consideram o Desporto fundamental», disse.
No dia 31 de Agosto tem lugar um Passeio de Cicloturismo, com uma distância de 55 quilómetros. A concentração é às 8 horas, na Quinta da Atalaia, e a partida, junto ao Campo da Medideira, é às 9 horas. «Estão previstos mais de 400 participantes, mas há sempre espaço para mais um», afirmou 
anuel Cararino. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através da morada Quinta da Atalaia, Av, Baía Natural do Seixal, 2845-415, Amora-Seixal, do telefone 21 222 4000 (das 9.30 às 12 horas e das 14 às 17 horas), do fax 21 227 2516 ou do e-mail desporto@festadoavante.pcp.pt.
No final, na Atalaia, serão entregues prémios à equipa mais distante e à equipa mais numerosa, diplomas e 
t-shirt de participação, assim como troféus a todas as equipas participantes. Mais informações em http://www.festadoavante.pcp.pt/2014/passeio-de-cicloturismo.
Grande Festa do Desporto
A 27.ª Corrida da Festa do Avante, este ano com uma distância de 10,4 quilómetros, realiza-se no dia 7 de Setembro a partir das 9.30 horas, com partida do Coreto de Amora até ao Seixal, voltando pelo mesmo percurso. Esta é uma prova aberta, de participação voluntária e gratuita, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes federados ou não, ou atletas individuais. «Esta é uma corrida que já está implantada há muitos anos e que envolve, em média, 1300 atletas», destacou Joaquim Maia, do Grupo Desportivo do Cavadas, explicando que a prova é de grande importância para a Festa, mas também para o concelho que a acolhe.
A novidade este ano é a inclusão da «Caminhada da Festa do Avante!», com 5,9 quilómetros, dando a oportunidade de todos participarem e aproveitar a beleza natural da Baía do Seixal.
Assim como no Passeio de Cicloturismo, as inscrições, para a Corrida e para a Caminhada, embora tenham dorsais diferentes, podem materializar-se através da morada Quinta da Atalaia, Av, Baía Natural do Seixal, 2845-415, Amora-Seixal, do telefone 21 222 4000 (das 9.30 às 12 horas e das 14 às 17 horas), do fax 21 227 2516 ou do e-mail desporto@festadoavante.pcp.pt. Todas as informações estão em http://www.festadoavante.pcp.pt/2014/corrida-da-festa.
Grandes espectáculos
Especial destaque terão ainda os Desportos Adaptados, dirigidos a pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente os jogos de Boccia, a Dança Adaptada, em colaboração com a Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal (APCAS), e o Golbol, com a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS). «Esta aposta da Festa deve-se ao grande dinamismo das próprias associações de deficientes, que gostam de mostrar e de levar as suas modalidades “fora de portas”. Eles são pessoas com muita força e dinamismo, são trabalhadores e organizados», destacou Helena Candeias, frisando que aqueles atletas «sentem-se lisonjeados por poderem estar e participar na Festa do Avante!».
Para além das demonstrações, no Golbol, jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objectivo é arremessar uma bola sonora com as mãos para o campo do adversário, o público será convidado a experimentar a modalidade. «Haverá uma troca de partilha com os visitantes da Festa, para que possam vivenciar o que é o desporto deles e sentir que a audição é imprescindível», salientou a responsável.
Não menos espectacular será o Sarau Gímnico e o Hip Hop. «Também aqui tentamos combinar a qualidade com a diversidade. Teremos um Sarau com um nível muito elevado para a altura do ano e um Festival de Hip Hop que promete ser extraordinário», revelou 
Cláudia Reis, sem esquecer as Danças de Salão, «com dançarinos profissionais», e o Tumbling.
Palco do Desporto
As modalidades no Polidesportivo contam a preciosa ajuda de Paulo Renato, responsável pelo som, que, na sua opinião, «tem vindo a ser muito importante para dar uma dinâmica mais interessante aos espectáculos». «O Polidesportivo é já o oitavo palco da Festa do Avante!, especialmente na sexta-feira e no sábado à noite, «onde não há mais espaço para tantas pessoas verem as modalidades com maior dinâmica».
Equipa da Festa
A Gala de Artes Marciais abre a programação do Polidesportivo. «Este ano tentámos que a Gala fosse mais diversificada, estando agendadas demonstrações de Taekwondo, Kung Fu, Jiu Jitsu, Karaté e Krav Maga», revelaram Andreia Caldas e Célia Borjinho, responsáveis por esta área, mas também pelo acompanhamento de todos os atletas, desde a sua chegada até à partida.
Sofia Andrade
, que acompanha o Voleibol Sénior Feminino, o Hóquei em Patins e a Patinagem Artística, é uma das novas aquisições nesta grande equipa, tendo revelado que «está a gostar do desafio». «É uma aprendizagem de como se trabalha colectivamente», frisou. A terminar apelou à participação de todos no espectáculo de patinagem artística promovido pela Alhosvedrense, no âmbito dos 40 anos da Revolução de Abril, acontecimento maior da história do nosso País.
Festa sem fronteiras
Ao lado do Polidesportivo estará, no Pavilhão do Desporto, um espaço dedicado aos Matraquilhos, modalidade que tem conquistado a Festa do Avante!, e que este ano acolhe um Torneio, que já vai na sua sétima edição, de juniores, seniores e feminino. «Este Torneio, que já conta para o calendário federativo, servirá para testar as novas regras – implantadas recentemente no Congresso Internacional que se realizou em Portugal – para os Campeonatos Nacionais que se iniciam em Outubro», explicou Vítor Fonseca, da Direcção Nacional de Desporto, adiantando «estar assegurada a presença dos bicampeões do mundo de juniores», que farão demonstrações nos três dias da Festa. Presente estará também o Seleccionador Nacional e o presidente do Conselho de Arbitragem.
Uma vez que o programa não está inteiramente concluído, o responsável disse ainda que se está a fazer os possíveis para realizar um Torneio Internacional», aproveitando a presença de jogadores de outras nacionalidades, «que ouvem falar na Festa e que nela querem participar».
Novidades e modalidades
Os desportos radicais voltam a marcar presença com a parede de escalada, o slide e o sliklines. Ao Avante!, Miguel Martins, da Associação de Para-quedistas do Seixal e Almada (APSA), falou do Slide, que este ano conta com uma novidade: «Uma nova estrutura de saída, em aço, e de chegada, com um piso antiderrapante». «Estou há 25 anos nesta área e posso afirmar que em Portugal não há nenhum local com mais segurança do que na Festa do Avante!», afiançou.
Também o Boxe merece um espaço privilegiado na Quinta da Atalaia. «Este é um desporto de contacto, com adrenalina e muito atractivo», salientou 
Miguel Godinho, do Ginásio Clube de Corroios. Esta modalidade envolve em média 70 participantes, entre árbitros, atletas e treinadores. «Será uma boa preparação para os combates da época», concluiu.
Programa do Polidesportivo
Sexta-feira, 5 de Setembro
– 20.30 horas: Gala de Artes Marciais, com Taekwondo (Associação de Taekwondo de Setúbal), Kung Fu (Associação de Artes Marciais Yang de Setúbal), Karaté (Casa do Povo de Corroios) e Krav Maga (Clube Recreativo Pombalense).
– 22 horasSarau Gímnico, com Centro de Convívio e Desportivo de Pinhal Vidal, MD Boos, Clube Recreativo Piedense, Sociedade Filármónica União Artística Piedense, Clube Recreativo e Desportivo do Brasileiro/Rouxinol, Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo, Casa do Povo de Corroios, Grupo Desportivo Corações de Vale Figueira, Bombeiros Voluntários de Amadora, Independente Futebol Clube Torrense, Associação de Moradores dos Redondos, Clube Recreativo da Cruz de Pau, Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e Sociedade Filarmónica Estrela Moitense.
Sábado, 6 de Setembro
– 10 horas: Meias-finais do Torneio de Futsal Sénior Masculino, com Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal/Corroios, Futebol Clube Romeirense/Cova da Piedade e Snak Bar Galeão/Vila Real de Santo António.
– 15 horas: Voleibol Seniores Femininos, entre Universidade Lusófona Vólei Clube e Clube de Praticantes Lobatos Vólei.
– 16 horasBasquetebol, Cadetes Sub 16 Masculinos e Femininos, com Selecção de Setúbal, Seixal Futebol Clube e Grupo Desportivo Escola de Santo André.
– 17.30 horasGolbol (União de Cegos e Ambíopes do Seixal).
– 18.30 horasHóquei em Patins Benjamins, entre Grupo Desportivo Fabril e Seixal Futebol Clube.
– 20 horas: Apresentação de Yoga (Confederação Portuguesa de Yoga).
– 20.30 horasPatinagem Artística, com Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrenses, Hóquei Clube Patinagem de Grândola e Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional.
– 22 horasGala de Danças de Salão, com Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, Sociedade Filarmónica Operária Amorense e Centro Cultural e Desportivo Brejos de Azeitão.
– Dança Adaptada: Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal.
– 23 horas: Hip Hop, com MG Boos.
23.30 horas: Aula Aberta de Zumba.
Domingo, 7 de Setembro
– 11 horas: Jogo do 3.º e 4.º lugar do Torneio de Futsal Sénior Masculino.
– 15 horas: Final do Torneio de Futsal Sénior Masculino.
– 16 horas: Final do Torneio de Futsal Sénior Feminino, entre Casa do Benfica da Quinta do Conde/Sesimbra e o Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo/Corroios.
– 17 horas: Final do Torneio VIII Avante Jovem, entre o Grupo Desportivo de Alfarim/Sesimbra e Escola Academia Sporting da Cova da Piedade.
– 19.30Roller Derby (Almada Roller Girls).
Outros Espaços de Participação
Sexta-feira, 5 de Setembro
– 20/24 horasMatraquilhos no Pavilhão do Desporto.
– 22/24 horasBoxe no Ringue.
Sábado, 6 de Setembro
– 9/18 horasTorneio de Malha Chinquilho no Campo das Malhas.
– 10/18 horasSlide junto ao Lago.
– 10/18 horas: Parede de Escalada.
– 10/24 horasMatraquilhos no Pavilhão do Desporto.
– 15/18 horasTorneio de Xadrez no Pavilhão do Desporto.
– 15/18 horasSlackline junto ao Lago.
– 16/17 horas: Jogos de Bocia junto ao Lago.
– 17/18 horas: Demonstração de Yoga junto ao Lago.
– 20/24 horasBoxe no Ringue.
Domingo, 7 de Setembro
– 9/12 horasCorrida da Festa do Avante!
– 10/12 horas: Passeio Pedestre «À Descoberta da Festa», junto ao Polidesportivo.
– 10/18 horasTorneios de Chinquilho junto ao Campo de Malha.
– 10/18 horas: Parede de Escalada.
– 10/22 horasMatraquilhos no Pavilhão do Desporto.
– 14/18 horasSlide junto ao Lago.
– 14/18 horasSlackline junto ao Lago.
– 15/18 horasJogos Tradicionais no Pavilhão do Desporto.
– 16/18 horasSimultânea de Xadrez, com João Coutinho, no Pavilhão do Desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário