terça-feira, 29 de junho de 2010

«Independentistas galegos querem apoiar Portugal» por Paulo Julião



«por PAULO JULIÃO,Ontem
Independentistas galegos querem apoiar Portugal

Jogo entre a equipa nacional e Espanha é álibi para protesto.

Um movimento independentista galego está a promover uma mobilização para assistir ao jogo entre Portugal e Espanha de amanhã, com deslocação a Valença. As "claques galegas", como se intitulam, pretendem "torcer pela selecção de Portugal", enquanto assistem ao jogo nas ruas da Fortaleza de Valença. A iniciativa foi divulgada pela plataforma "Sei o que nos Figestes... nos Últimos 525 Anos". Em tom de brincadeira, e a propósito do encerramento das urgências em Valença, lançam ainda um apelo a que os adeptos galegos que apoiam Portugal "não caiam nas provocações da torcida espanholista valenciana".

"Cumpre ter em conta que em caso de confronto físico os primeiros-socorros haveria que recebê-los em Tui [Galiza]." Os adeptos são ainda desafiados a assistirem ao jogo, "homens, mulheres e crianças, cada um com a sua estreleira [bandeira que simboliza uma Galiza independente]". Com cerca de três milhões de habitantes e sendo actualmente um dos principais parceiros comerciais do Norte de Portugal, há anos que vem crescendo o sentimento independentista galego.

Existe ainda um movimento que defende a tese de que a língua portuguesa e o galego (uma das línguas oficias) nunca se separaram sendo variantes da mesma, num estatuto idêntico ao português do Brasil, como português da Galiza.

Diario de Noticias »
Extraído de: http://celtarrismo.blogspot.com/2010/06/espana-portugal.html

1 comentário:

  1. comrads, our blog Antifa Ultras And Hooligans has been hacked by secret service
    http://ultrasantifa.blogspot.com/

    ResponderEliminar