domingo, 2 de janeiro de 2011

«2011 - o ano Grave». Ginga Beat.




«2011 - o ano Grave». Ginga Beat.

«A ESTRUTURA DO BEAT

Ginga Beat é um programa de rádio com estética cut&paste que recupera esse espírito de radio-art: um nugget musical que combina a arte da tradição mixtape, o espírito investigante dos diggers e o tratamento do som como matéria-prima. No Ginga Beat a divulgação da música, nacional ou internacional, faz-se através de um formato onde tanto cabe o último mp3 de kuduro a bater em Luanda como a reflexão definitiva sobre a herança do som de Detroit ou uma deambulação de som&sonhos de Delia Derbyshire. Trata-se de um exercício de partilha e descoberta musical, sem espaço para ruído comercial, onde a música é tratada com a abertura de espírito que merece e toda a ginga é válida até prova em contrário.

As sessões semanais do Ginga Beat! são transmitidas em antena FM, através da Ant3na aos Domingos entre as 13H00 e as 14H00 [www.antena3.pt] desde de 22 de Fevereiro, e também em stream online em [http://www.rbmaradio.com]. 60 minutos semanais de pura fruição sonora, adaptados ao FM de sempre e ao mp3 de agora.


QUE GINGA?

Ginga Beat é um programa de formato simples e criativo, pensado para cobrir a actualidade e legado musical de uma perspectiva sempre inconformista, propondo novos pontos de vista e sugestões sobre música. Cada sessão Ginga Beat contemplará uma parte dirigida à cena internacional, onde Rui Miguel Abreu resgatará alguns dos conteúdos mais frescos e ousados da RBMAradio.com – sets, lectures, entrevistas e a outra actualidade – e de outras fontes de inatacável credibilidade.

A segunda parte do programa alternará entre duas linhas de conteúdo: uma deambulação pelos sons de raiz africana que vão aterrando nas ruas de Lisboa, apresentados inicialmente por Kalaf e mais recentemente por DJ Mpula, ou um boletim de actualidade sonora local, em que Violet explora e dá a conhecer as agitações musicais mais relevantes do momento. Com os conteúdos processados e o programa alinhavado, Gustavo Rodrigues ocupa-se da gravação e edição, e DJ Ride embrulha o pacote com a mais doce e meticulosa estética auditiva, contribuindo decisivamente para o arrojo sonoro de marca que trespassa cada segundo do Ginga Beat.


QUEM GINGA

Não é fácil embarcar numa aventura sonora que se propõe elevar semanalmente o índice de criatividade na rádio a níveis spectorianos. Por isso, é apenas natural que a equipa que monta cada edição do Ginga Beat seja composta por uma crew que garante doses certas de conhecimento, imprevisibilidade, localismo e gosto pela partilha. Desde o som ambiente de uma ruela perdida em Lisboa até ao mais estrondoso beat dos Clipse, a liberdade criativa é total no maravilhoso mundo Ginga Beat. Da locução à produção, estes são os seus anfitriões:


RUI MIGUEL ABREU: Experimentado radialista, RMA é responsável por introduzir o som da NY latina, o afrojazz da Etiópia ou a mais recente inflexão minimal de Berlim nas contas do programa. Ou, por outras palavras, por lhe dar dimensão global. O seu percurso de digger e jornalista, assim como o seu reconhecido conhecimento enciclopédico, são apenas um possível cartão de visita para o homem que vem marcando a cena local através do seu selo bipolar Loop/Bloop recordings. RMA é o homem certo para fazer a ponte entre as referências passadas e o som presente, as tendências globais e os fenómenos locais, e assim abrir caminho para as propostas de DJ Mpula e Violet.
http://24thebass.blogspot.com


DJ MPULA: Arqueólogo da batida e conspirador radialista, DJ Mpula é o farol para toda(s) a(s) lusofonia(s) no Ginga Beat. Entre novos clássicos cariocas e a morna mais malandra; entre o fogo do kuduro e a orquestra marrabenta, Mpula navega sereno na busca do beat perfeito. E é precisamente para os ritmos e meridianos da nova lusofonia que Mpula vai levar a barca que Ginga.
http://www.myspace.com/batida


VIOLET: Acabada de sair da última (e memorável!) edição da Academy em Barcelona, Violet é a extensão do Ginga Beat pelos sons de rua do país. Activista musical associada às A.M.O.R. – onde é MC e produtora - Violet irá apresentar as novidades mais marcantes da cena local. Por trás desta irreverente MC, esconde-se uma sensibilidade musical que encontra conforto em propostas de todas as latitudes musicais. Foi para ela que se inventou a palavra insider.
http://www.myspace.com/violetakavi


GUSTAVO RODRIGUES: Estar em estúdio é como estar em casa para Gustavo Rodrigues. DJ e produtor dos Stereo Addiction, Gustavo é o responsável por captar e editar cada palavra, suspiro e gargalhada dos locutores Ginga Beat. Se a cumplicidade da crew chega intacta às colunas de quem ouve a Ginga, é porque há alguém a mexer nos botões certos.
http://www.myspace.com/gustavorodrigues


DJ RIDE: A locução e as palavras são essenciais, claro, mas que seria de uma proposta como o Ginga Beat sem o equilíbrio sonoro, o toque cut'n'paste capaz de transformar cada sessão em puro ouro para audiófilo? O alquimista de som de serviço nesta aventura é DJ RIDE, aclamadíssimo turntablist, DJ e produtor que terá nas suas mãos a missão de converter cada trecho de gravação do programa numa peça única de sound-art.
http://www.myspace.com/ridept


A GINGA LÁ FORA:

"The Ginga Beat show is a unique glimpse into the vibes of Portugal - a crucial crossroads for international sounds"

Mark de Clive Lowe, LA - NZ-born half-Japanese renowned broken beat and soulful house/hip hop producer and keys player, runs Antipodean records and has collaborated with music makers such as DJ Spinna, Phil Asher, Jody Watley & DJ Mitsu the Beats


"Ginga Beat is king of the beats as far as I'm concerned. There's a mad amount of talent in Portugal right now and Ginga Beat is the place where you're guaranteed to hear a crack selection of music... everytime."

Emma Warren, London - writer for the Observer newspaper, Dummy magazine, Jockey Slut founder, curator of the Steppas' Delight compilation for Souljazz records»

http://ww1.rtp.pt/multimedia/progAudio.php?prog=3471
http://www.facebook.com/pages/Ginga-Beat/280784666295

Sem comentários:

Enviar um comentário