quarta-feira, 6 de maio de 2009

Taça Mundial Anti-racista 09: Site já disponível.



Já está finalmente disponível o site da Taça Mundial Anti-racista 09, que decorrerá em Donegal, na Irlanda.
Tem fotos do encontro do ano passado e informações várias.
Clikar http://www.antiracismworldcup.com/

2 comentários:

  1. Antes de mais os meus parabéns pelo excelente blog.
    Faz em breve um ano que escrevi em conjunto com um amigo o manifesto "Dez Boas Razões Para Ser da Juventus e de Esquerda" como fonte da nossa preocupação com o sucessivo crescimento da influência da extrema direita nas claques de apoio ao nosso clube.
    Caso seja do vosso agrado podem publicar aqui o Manifesto.

    1- Juventus, como diz o nome é juventude em latim. E juventude não se coaduna com conservadorismo e autoritarismo. Juventude é rebeldia. Liberdade de escolha.

    2- As cores da Juventus são o preto e o branco, as duas cores unidas e que se complementam.

    3- Turim e a província do Piemonte possuem tradição de esquerda; A revista 'L´Ordine Nuovo' foi aqui fundada por Gramsci, os conselhos de fábrica de Turim 'Biénio Vermelho', Vittorio Foa era turinense, Palmiro Togliatti, o fundador do Partido Comunista Italiano não era nativo mas era juventino, etc.

    4- Os fundadores eram jovens estudantes, e a sabedoria é inimiga da ignorância e do fundamentalismo.

    5- A primeira sede foi uma humilde oficina de bicicletas, sendo que a bicicleta foi um dos meios de transporte simbólicos do proletariado e das classes trabalhadoras.

    6- As camisolas originais eram cor de rosa, uma cor pouco viril e efeminada para os gostos másculos fascistas...

    7- A Juventus não é um clube restrito a uma cidade mas possui adeptos de todos os continentes, nacionalidades e raças. É internacionalista.

    8- Grande parte dos adeptos eram emigrantes que vinham do pobre sul de Itália para trabalhar nas indústrias de Turim.

    9- Os primeiros ultras organizados da Juventus eram de esquerda ou de extrema-esquerda, 'Autonomia Bianconera' e 'Venceremos', na década de setenta.

    10- A Juventus ao longo da sua brilhante história deve imenso a jogadores e colaboradores de outros países como Platini (França), Nedved (Rep.Checa), Orsi e Sivori (Argentina), Charles (País de Gales), Paulo Amaral (Brasil), etc.

    Leonel Ventorim de Jesus, poeta e jornalista
    João Pedro Caniço, estudante universitário
    26 de Maio 2008

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de referir os links... podem em consultar em português o post original aqui: http://bianconero-portoghese.blogspot.com/2008/06/manifesto-dez-boas-razes-para-ser-da.html e a tradução para italiano aqui: http://bianconero-portoghese.blogspot.com/2008/06/manifesto-dieci-buoni-motivi-per-essere.html

    ResponderEliminar