terça-feira, 28 de abril de 2009

CLASS WAR! - retirado de "The Brockville Spirit" (re-edit do post de 28 de Abril de 2009).








Exponho aqui excertos de um texto que não é da minha autoria, mas de um supporter do Falkirk.

Saíu numa zine que se reclama dos verdadeiros valores do Falkirk, e que defende um autêntico Futebol Popular. De seu nome The Brockville Spirit.

Este texto, que eu considero excelente, tem muitos paralelismos com algumas coisas que se passam no mundo da bola da tuga, embora com muitas especificidades da realidade escocesa..

Avaliem por vocês mesmos.


« Que não haja dúvidas - os adeptos de futebol estão debaixo de fogo, e é uma Guerra de Classes. Assim como os grandes poderes travam as suas lutas em países pobres do 3º mundo, o futebol é um campo de batalha na Guerra de Classes do 21º século. (...)

Os adeptos de rugby, cricket e outros desportos podem beber, não enfrentam apertado controlo policial e de stewards, e podem ficar a ver o seu desporto preferido, mas pagando apenas uma fracção do preço dos fans de futebol.
Há uma presunção de culpa contra os adeptos de futebol.


O Futebol costumava ser acessível. Hoje em dia uma normal "ida à bola" para um pai e filho custa o equivalente a um par de dias de ordenado. Chama-se a isto o "desporto do trabalhador"?


É escandaloso, e isto tem de acabar.


Primeiro o futebol tem de ser acessível outra vez. Isto não pode ser legislado, mas os clubes têm de se reunir e acordar que o preço de entrada dos adeptos tem de ser drásticamente reduzido. (...)


Daria de bom grado ao meu Clube todo o dinheiro gasto num Sábado, desde o início do dia ao lusco-fusco, fosse uma refeição ou um par de cervejas antes do jogo, um petisco no intervalo, o programa, etc.. se tudo tivesse metade do preço.
(...)»

Traduzi o melhor que pude, peço desculpa por alguma incorrecção.

28 Abril de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário