terça-feira, 15 de dezembro de 2009
O Manchester United morreu! Viva o Fc United de Manchester! Depois da nova economia política do futebol. Entrevista a Adam Brown.
Como sugestão de leitura interessante aqui fica uma entrevista da autoria de 3 portugueses a Adam Brown, um dos principais dinamizadores do Fc United de Manchester.
Já é relativamente antiga (2006), mas de modo algum datada.
É uma exposição acerca do que motivou o nascimento deste clube e as suas peripécias na implantação, e que nos leva até aos meandros da Alta-Finança no Futebol Moderno, ajudando-nos também a compreender as Ligas inferiores inglesas, onde o clube navega.
O Wimbledon é uma das suas inspirações como clube "renascido" pela base adepta..
«Adam Brown tem 39 anos, é professor no Instituto de Cultura Popular de Manchester (Manchester Metropolitan University) e é especialista no estudo de temas da cultura popular, nomeadamente o fenómeno desportivo. Publicou vários trabalhos sobre futebol e coordenou o livro Fanatics! Power, identity and fandom in football, London: Routledge, 1998. Prepara-se para publicar, com Tim Crabbe e Gavin Mellor, Football and its Communities, London: Routledge. Actualmente, em simultâneo com a sua actividade académica, é um dos principais dinamizadores do FC United de Manchester, clube formado por adeptos do Manchester United depois deste ter passado para as mãos do investidor Malcom Glazzer. O FC United de Manchester foi criado em oposição aos modelos de gestão que vão imperando no contexto do futebol inglês. Apresentando-se como uma alternativa, o clube pretende impor formas democráticas na relação entre o clube, os seus adeptos e associados e a comunidade local (www.fc-utd.co.uk). Na entrevista que se segue, Adam Brown fala-nos sobre as transformações que afectaram o futebol inglês nas últimas décadas, referindo-se em especial ao caso do Manchester United, relatando o processo que esteve na base da criação do FC United de Manchester, descrevendo o seu modelo e apresentando as razões por que considera este projecto um exemplo a seguir no mundo do futebol(...) »
SiGAM O LiNK PARA A ENTREViSTA: http://www.efdeportes.com/efd101/manchest.htm
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário