«A língua portuguesa tem sido “enriquecida” ao longo dos anos por expressões e palavras muito caras ao capitalismo, sobretudo nesta fase decadente e asquerosa do neoliberalismo. Assim, para além de palavras que, inexplicavelmente, recusam qualquer tentativa de tradução para a lusa língua, como as famosas factoring, vending, downsising, marketing, outsourcing, know-how, management... and so on... perdão, e por ai adiante.
Para além destas, temos outras expressões, já em português, mas que revelam toda a criatividade que subjaz ao espírito do típico empreendedorismo (esta é uma) do “xico esperto” neoliberal (outra).
Lembrei-me disto enquanto escutava as mais recentes "conversetas" do primeiro-ministro e do ministro das Finanças, sobre os números da nossa economia... e também ao ler a notícia que me dava conta de uma brilhante solução da IKEA, na forma de uma “Fundação” num “offshore” (mais outra), solução "legal" que já lhe permitiu “poupar” milhares de milhões de euros em impostos, operação a que dão um nome que praticamente todos os bancos, grandes grupos económicos e empresas utilizam: “planeamento fiscal”.
Sem mais, aqui fica um singelo e curto contributo (a lista seria interminável) para o “Dicionário de Canalhês”, começando nas poucas que já referi, juntando mais umas tantas e acabando neste inefável “planeamento fiscal”.
Neoliberal – capitalista ainda com menos escrúpulos que os restantes
Zona franca (offshore) – antro de vigaristas
Concertação social – negociata entre o governo e os patrões (quase sempre)
Fragilidades do ponto de vista prudencial – batota, contabilidade “martelada”
Planeamento fiscal – fuga ao fisco (sim, aquela fuga ao fisco que faz “quinar” e ser preso ou penhorado qualquer pequeno empresário ou um cidadão particular)
Sei que isto não deu nem para uma página do dicionário... mas também sei que a vossa imaginação é fértil.»
Stepping up to the Readers' Lives plate today is Nick Davidson, author of Modern Football is Rubbish, to regale us with a story of his European Football Weekend in Germany...»
«O que conhecemos hoje como Biris Norte teve origem na Peña Biri-Biri, que foi fundada oficialmente em 1975 (embora a 13 outubro 1974 num jogo em Cádiz, e vimos uma bandeira com o nome biris), em honra de um jogador de nacionalidade gambiana do Sevilla Fc, Alhaji Momodo Njile alias Biri Biri.» Entrevista do blog Blue Brothers a um Casual dos Biris Norte: PODEM LÊ-LA AQUI http://bluebrothers1984.blogspot.com/2009/01/entrevista-com-um-casual-dos-biris.html
É hoje o 24º aniversário da sua morte. Em Braga vai haver um Tributo em sua memória. Da nossa parte, em Homenagem, deixamos 3 vídeos de algumas versões às suas músicas, intemporais. Zeca Sempre Connosco.
«Asfixia, C4 e Barafunda Total na Glória do Ribatejo É hoje que os Asfixia vão actuar na Glória do Ribatejo... A banda de Inês (Rolls Rockers), Rui Rocker (Crise Total), Jonhie (Simbiose) e Marden participa no evento organizado pela Febre Amarela juntamente com os Barafunda Total e ainda os setubalenses C4, com DJ PVC no som ambiente. Hoje, todos os caminhos vão dar ao hotel Jackson...» BILLY-NEWS
"The socialism I believe in is everyone working for each other, everyone having a share of the rewards. It's the way I see football, the way I see life" Bill Shankly.
SPIRIT OF SHANKLY. 1º Sindicato de fans de um clube, baseado no espírito de Bill Shankly, célebre treinador do Liverpool. http://www.spiritofshankly.com/